Teatro de Marionetas do Porto Portugal
Teatro Dom Roberto
Teatro Dom Roberto
JARDIM DA ESTRELA
12 e 13 de Maio às 17h30 (Sábado e Domingo)
Actriz-manipuladora: Sara Henriques Marionetas: Rui Pedro Rodrigues Estrutura financiada por: Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura - DGArtes Técnica: Marionetas de luva Idioma: Português Duração: Aprox. 20 min. Público-alvo: Para todos
O FIMFA volta a apresentar o tradicional Teatro Dom Roberto em Lisboa! Mas desta vez tem um gosto especial, em vez do tradicional bonecreiro vamos ter uma bonecreira, Sara Henriques, do Teatro de Marionetas do Porto, que lançou mãos ao Dom Roberto e colocou a palheta para se ouvir o nosso herói, a partir de uns lábios femininos! Curiosos?! Não percam a estreia!
"À semelhança do que aconteceu no FIMFA 2011, no qual foi estreada a 2ª versão de Capuchinho Vermelho XXX, este ano o Teatro de Marionetas do Porto irá estrear a 2ª versão do Teatro Dom Roberto. Estes dois espectáculos, dos mais antigos da companhia, que tiveram uma enorme circulação nacional e internacional, eram feitos por João Paulo Seara Cardoso...". - Isabel Barros
Uma forma de recordar João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), que participou no primeiro Festival com o "Teatro Dom Roberto", e que manteve viva esta tradição depois de ter recebido o seu testemunho das mãos do Mestre António Dias.
PROGRAMA
O Barbeiro: No dia do seu casamento, Dom Roberto decide ir ao barbeiro fazer a barba. Ao longo de muitas peripécias o barbeiro executa a sua tarefa e finalmente apresenta-lhe a conta. Dom Roberto recusa-se a pagar. Travam-se de razões, lutam e Dom Roberto acaba por matar o barbeiro. Vem a Morte buscar a vítima e pretende também levar Dom Roberto consigo. Luta de vida ou de morte que Dom Roberto, naturalmente, vence, matando a própria morte.
A Tourada: Não contendo propriamente um enredo dramático, esta peça descreve-nos as diferentes fases de uma Corrida de Touros à Portuguesa, com os seus personagens típicos: o campino, o toureiro, o cavaleiro e , claro, o touro.
BIO
O Teatro de Marionetas do Porto constitui-se em 1988 e, numa primeira fase, centra a sua actividade na criação d e espectáculos que resultam da pesquisa do património popular. Desta fase, destaca-se o estudo e reconstituição da velha tradição portuguesa do teatro dom Roberto.
A partir das raízes, a companhia começa a progredir, ao longo de diversas criações com um certo cariz experimental, no sentido da procura de elementos de modernidade na marioneta. "Exit" (1998) é o espectáculo que mais claramente consolida este rumo.
A prática teatral da companhia, actualmente, revela uma visão não convencional da marioneta, conceito aliás continuamente actualizado, e o entendimento do teatro de marionetas como uma linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade. Procuram-se encontrar novas formas de concepção das marionetas, no limite objectos cinéticos, e novas possibilidades de explorar a gramática desta linguagem teatral, no que diz respeito à interpretação e à relação transversal com outras áreas de expressão como a dança, as artes plásticas, a música e a imagem.
Os 36 espectáculos criados até hoje pelo TMP destinam-se ou a público adulto ou a público jovem e a actividade da companhia divide-se entre as apresentações na cidade do Porto, onde ao longo dos anos criou uma forte corrente de público e uma intensa actividade de itinerância no país e no estrangeiro.
Actualmente, o TMP está empenhado num importante projecto: a abertura do Museu de Marionetas do Porto, que ficará sedeado no centro histórico da cidade e que constituirá uma mostra pública do importante acervo reunido ao longo dos anos.
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