Mischa Twitchin 4 FIMFA Lx12©Mischa Twitchin
Mischa Twitchin Reino Unido 
The Field of Memory e The Zone of Stones

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sub-Palco 
12 e 13 de Maio às 17h e 19h (Sábado e Domingo)

Dois projectos experimentais sobre o universo de Beckett por dois estudiosos e investigadores teatrais, os britânicos Mischa Twitchin e Penny Francis.

THE FIELD OF MEMORY

Texto: a partir de “O Quê Onde” de Samuel Beckett Música: “Winterreise”, de Franz Schubert, interpretado ao piano por Gerald Moore Vozes: José Luís Ferreira, Friedhelm Becker e Samuel Beckett Performer: Mischa Twitchin Técnica: Mista Idioma: Português, Inglês e Alemão Duração: 6 min. Público-alvo: M/12 Lotação Limitada

Samuel Beckett fez uma crítica implícita à parafernália teatral ao descrever a importância da revisão do seu último trabalho para o palco, “O Quê Onde?”, para uma versão televisiva. Nesta peça é revelado o próprio teatro sem “superfluidades”, sem cenografia, sem actores, sem cortinas, sem aparato técnico. No palco (“primeiro sem palavras” e em seguida “com palavras”) estão apenas presentes a parte de trás de uma cadeira e um par de mãos com uma lâmpada, cujo aumento e diminuição gradual de intensidade luminosa, aliado à manipulação das mãos, cria o “drama”. O universo sonoro proporciona uma narrativa que inclui a própria voz de Beckett, num comentário sobre as limitações e possibilidades da performance teatral da sua peça. Podemos ainda escutar fragmentos de “O Quê Onde?”, com uma das vozes da produção televisiva alemã de Beckett, e frases de “Winterreise”, interpretado ao piano por Gerald Moore (uma gravação que fazia parte da colecção de discos de Beckett).

THE ZONE OF STONES

Texto: a partir de “Mal Visto Mal Dito” de Samuel Beckett Música: “Chaconne” (BWV 1004), de J.S. Bach - Johannes Brahms, transcrição para piano, para a mão esquerda, interpretada por Paul Wittgenstein e “Winterreise”, de Franz Schubert, interpretado ao piano por Gerald Moore Performer: Penny Francis Voz: José Luís Ferreira Técnica: Mista Idioma: Português Duração: 30 min. Público-alvo: M/12. Lotação Limitada

Espectáculo realizado em colaboração com Penny Francis.

O título “The Zone of Stones” foi retirado de uma das frases de “Mal Visto Mal Dito” de Samuel Beckett. Este espectáculo reflecte sobre a quase invisibilidade da velhice no teatro actual. O foco está nas mãos de uma intérprete com 80 anos. Esta absorção numa série de simples imagens físicas é sobreposta com imagens verbais da banda sonora. Imaginar, através das próprias associações do público, o tempo de morrer, abordando a relação entre o público e o actor, nos termos da experiência que Beckett chamou de “Mal Visto Mal Dito”.
Mischa Twitchin 1 FIMFA Lx12©Mischa Twitchin Mischa Twitchin 6 FIMFA Lx12©Mischa Twitchin

BIO
Mischa Twitchin é dramaturgo, desenhador de luz, criador, professor universitário e um dos membros fundadores do colectivo de teatro londrino Shunt. O Shunt é um grupo criativo de artistas que cria performances ao vivo em espaços não convencionais e os seus trabalhos incluem os premiados “Dance Bear Dance”, “Tropicana” e “Amato Saltone” (estes últimos apresentados em parceria com o National Theatre). Para além do seu trabalho com os Shunt, cria as suas próprias performances, explorando o que Lehmann chama de “teatro pós-dramático”.
Mischa estudou Filosofia na Warwick University (MA em Heidegger e Celan) e Dramaturgia na Central School of Speech and Drama. Actualmente trabalha no seu PHD em 'Theatre of Death: the Uncanny in Mimesis' no Queen Mary College, University of London. Tem vários artigos publicados e ensina teatro e teoria da crítica no Goldsmiths College, na Central School of Speech and Drama, e na English Faculty, University of Cambridge.

Penny Francis é escritora, investigadora e professora, muito activa na promoção e desenvolvimento das artes da marioneta, especialmente, no teatro contemporâneo. Em 1988 foi condecorada com a M.B.E. pelos serviços prestados ao Teatro de Marionetas. Tem formação teatral e trabalhou como actriz entre 1950 e 1956. Em 1954 casou com o actor Derek Francis (1923-1984) com quem teve duas filhas. Desde 1961 que tem estado envolvida no teatro de marionetas, reconhecendo a arte de vários marionetistas numa profissão que à época era menos considerada no plano artístico. Foi co-fundadora do Puppet Centre Trust, criado em 1974, e como sua directora e secretária geral, iniciou um amplo programa de actividades, projectos e publicações, com o objectivo de desenvolver o teatro de marionetas e atrair financiamentos para trabalhos profissionais inovadores. Editou a revista “Animations” durante dezasseis anos. É professora de Teatro de Marionetas na Central School of Speech and Drama desde 1992. Tem participado em vários livros sobre Teatro e Teatro de Marionetas, para além de inúmeros artigos escritos para jornais ou para conferências internacionais. Em Dezembro de 2011 foi publicado o seu livro “Puppetry: A Reader in Theatre Practice”.

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