Stuffed Puppet Theatre4 FIMFA Lx12©Wim Sitvast
Stuffed Puppet Theatre Holanda 
Punch & Judy in Afghanistan

MUSEU DA MARIONETA 
4 de Maio às 22h (Sexta) | 5 de Maio às 21h30 (Sábado)


Concepção, encenação, marionetas e actor-manipulador: Neville Tranter Assistência na criação: Tim Velraeds Fotografias: Mathias Friedrich, Wim Sitvast Técnica: Marionetas de luva Idioma: Inglês Duração: Aprox. 60 min. Público-alvo: M/12

Neville Tranter, um dos grandes mestres do teatro de marionetas mundial está de regresso, após o êxito do seu espectáculo “Vampyr” no Teatro Nacional D. Maria II, no âmbito da nona edição do FIMFA. Desta vez apresenta a sua última criação e vai levar-nos até ao Afeganistão, com uma versão contemporânea e revolucionária do “Punch and Judy” inglês. Uma aventura que mistura cinismo e humor, onde a interacção entre o actor e a marioneta é mais uma vez impressionante: não sabemos quem manipula quem.
“Punch & Judy in Afghanistan” relata a história do marionetista Nigel, que foi ao Afeganistão para entreter as tropas aliadas. O seu assistente Emile quer fazer um passeio turístico montado a camelo. O flash da máquina fotográfica de Nigel assusta o camelo, que foge em pânico com Emile às costas. Desaparecem na direcção de Tora Bora. A busca de Nigel pelo seu assistente leva-o até Tora Bora, onde conhece Punch Bin Laden e a sua sanguinária mulher. Nigel encontra-se em grande perigo, mas sobrevive e descobre o que aconteceu a Emile.
Virtuosidade, poder e humor avassalador, Neville Tranter e as suas extraordinárias marionetas... Cada espectáculo propõe uma visão do mundo corrosiva, cómica e trágica, com uma infinita ternura pelos “deslocados”, os frágeis, os deixados por sua conta e risco. Imperdível!
“… Tranter mantém a tradição com a utilização das personagens antigas e conhecidas… mas a forma como retrata um tema actual é fabuloso… É impressionante como Tranter muda da personagem intimidada de Nigel, para dar voz a uma das suas marionetas. O seu choque de culturas é na maior parte das vezes cómico, mas também é assustador. Ninguém consegue escapar facilmente e a mensagem é clara: aqui estão mundos em conflito, que simplesmente não têm uma linguagem em comum”. - Alexandra Schröder, Mainzer Rhein-Zeitung
“Kasper pode encontrar novos caminhos, o que foi revelado por Neville Tranter, com Punch & Judy in Afghanistan para um público entusiasta. …Tranter conseguiu fazer a plateia rir e, ao mesmo tempo, pensar”. - Susanne Andriessens, Algemeine Zeitung Mainz
Stuffed Puppet Theatre1 FIMFA Lx12©Wim Sitvast Stuffed Puppet Theatre2 FIMFA Lx12©Mathias Friedrich Stuffed Puppet Theatre5 FIMFA Lx12©Mathias Friedrich

BIO
Stuffed Puppet Theatre - um teatro de marionetas para adultos composto por um actor-manipulador, o mestre Neville Tranter, e pelas suas marionetas de tamanho humano.
Neville Tranter nasceu em 1955 na Austrália, em Toowoomba. Terminou os seus estudos dramáticos com o encenador americano Robert Gist em Queensland, em 1976, e estagiou com o Billbar Puppet Theatre.
Radicado na Holanda, após a participação do Stuffed Puppet Theatre no Festival of Fools em Amesterdão, em 1978, desenvolveu neste país o seu teatro de marionetas visual, emocional e adulto até atingir a forma actual. No seu modo brutal, impiedoso e poético, Tranter consegue levar o público a confrontar-se com os seus medos e sonhos, anseios e desejos, geralmente personificados em marionetas que falam, de tamanho natural. Combina um cenário minimal com sofisticação musical, luminotécnica e sonora, utilizando desde os dispositivos teatrais mais antigos às tecnologias mais modernas. Apresenta-se sozinho em cena, apenas com as suas marionetas e alguns assistentes nos bastidores, mas consegue evocar imagens que o público dificilmente esquecerá. Um virtuoso da manipulação, por vezes parece ser duas pessoas, transformando o seu corpo de actor num objecto manipulado.
VIDEO

Sem comentários: