Mirelle et Mathieu FIMFA Lx12
Mireille & Mathieu Bélgica 
ARM

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 
5 de Maio às 21h30 (Sábado) | 6 de Maio às 18h (Domingo)


Criação, encenação e interpretação: Kathleen Wijnen, Erik Bassier Música: Helder Deploige Técnicos: Karel Van Kelst / Joz De Coninck Co-produção: Het Huis van Alijn Fotografias: Pascal Pérennec Técnica: Teatro de objectos Idioma: Inglês e português (algumas palavras) Duração: 60 min. Público-alvo: M/8

2 performers, 400 brinquedos e objectos em 60 minutos de um caos surreal e hilariante.

Mireille & Mathieu são muitas vezes apelidados de “punks das marionetas” e gostam muito de serem assim chamados… Uma coisa é certa, não tentam ser politicamente correctos e os seus espectáculos são uma verdadeira experiência visual e radical, com um humor excessivo que revela a humanidade actual, com todas as suas virtudes e defeitos.

ARM significa simultaneamente “pobre” e “braço” em flamengo.
ARM é teatro visual (quase) sem palavras.
Em ARM, Mireille & Mathieu estão numa espécie de ‘feira da ladra’ cheia de brinquedos abandonados e de caixas cheias de objectos. Mas estes objectos parecem estar cheios de histórias doces, poéticas e quase sempre cruéis e cómicas, que se sucedem com a mesma rapidez da própria vida. São abordados grandes temas, como as relações humanas, a vida e a morte, através de efeitos inesperados e de meios muito ‘simples’… Teatro de objectos cheio de imaginação e com uma crítica mordaz à sociedade humana…

Entrem no mundo de Mireille & Mathieu, onde nada é lógico, mas em que tudo faz sentido. Um caleidoscópio de momentos incríveis de humor, que incluem: um encontro romântico entre a Barbie e o Ken que dá à palavra “paixão” um novo significado; bebés punks que partilham um berço com consequências desastrosas e absolutamente cómicas; a fabulosa bailarina señorita que engoliu um admirador através da sua saia… totalmente original, veloz, violento e muito, mas mesmo muito cómico!

“… Mireille & Mathieu oferecem um momento de pura fantasia trash... O público fica conquistado… cheio de gags e poético como o inferno… “. - Denis Sanglard, Un Fauteuil pour l'Orchestre
Mirelle et Mathieu FIMFA Lx12©Pascal Pérennec

BIO
O nome da companhia parece querer homenagear o símbolo da canção francesa dos anos 60 e 70, Mireille Matieu, mas Kathleen Wijnen e Erik Bassier, a quem se juntou posteriormente Esther Maas, dedicam-se desde 1996 ao teatro mais contemporâneo e alternativo, com espectáculos de marionetas construídas com os mais diferentes materiais e objectos.
Mireille & Mathieu são Kathleen Wijnen e Erik Bassier, que se conheceram enquanto estudavam na Royal Academy of Fine Arts, em Gent, Bélgica. Kathleen, como fotógrafa, e Erik, como designer gráfico, envolveram-se gradualmente em projectos teatrais, o que resultou no seu primeiro projecto conjunto, em 1996, que consistia num pequeno número de marionetas… Mireille & Mathieu tinha acabado de nascer.
VIDEO

Les punks de la marionnette à Charleville-Mézières

Sem comentários: