João Calixto Márcia Lança FIMFA Lx12
João Calixto e Márcia Lança Portugal 
Mecânica 1 - maquete

GALERIA BOAVISTA 
16 de Maio às 21h30 e 22h30 (Quarta)

Direcção: João Calixto Criação e interpretação: João Calixto e Márcia Lança Direcção de produção: João Chicó Produção: Fosso de Orquestra Parceiros: Vagar, FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto, FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, O Espaço do Tempo, Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico Agradecimentos: Frederico Lobo, Tiago Hespanha, Nuno Tomaz, Lança e Filho Lda, Mariana Sá Nogueira, Alma d’Arame Técnica: Mista Idioma: Sem palavras Duração: Aprox. 20 min. Público-alvo: M/12

Segundo Giuseppe Antonio Borgnis (1781-1863), mecânica define-se como a ciência do equilíbrio e do movimento.

“Mecânica” é um ciclo de investigação e criação a partir do estudo da construção mecânica. A prática é a fonte de aprendizagem: os objectos são idealizados, construídos e experimentados, os resultados são analisados e as suas sínteses reequacionadas. Este processo resulta em objectos que expõem a prática mecânica através de um universo de imagens poéticas contextualizadas na matéria. O corpo surge como elemento indispensável na leitura, é o ponto de referência. O material por si não é legível. É o leitor, na sua condição física, que o significa. O intérprete faz parte desta mediação no sentido em que é o elo entre o objecto e o espectador.

“Mecânica 1 - maquete” é o primeiro resultado deste ciclo. Numa estrutura não maior que os corpos dos dois intérpretes, sucedem-se acontecimentos originados pela manipulação dos vários elementos que compõem o objecto.


BIO

Márcia Lança (1982, Beja)
Licenciada em Antropologia pela FCSH-UNL. Em Janeiro de 2011 estreia, na Culturgest, em co-criação com Nuno Lucas o espectáculo Trompe le Monde e em Novembro do mesmo ano estreia, no Teatro Maria Matos, O Desejo Ignorante com Aniol Busquets e Tiago Hespanha. Em 2009 cria MORNING SUN com João Calixto. Em 2006 é premiada pelo programa Jovens Artistas Jovens com o solo dos joelhos para baixo. O seu trabalho tem tido digressões na Itália, Portugal, Tunísia e França.
Destaca o trabalho de intérprete e colaboradora com os coreógrafos João Fiadeiro, Cláudia Dias e Olga Mesa. Inicia a sua formação em Artes do Espectáculo no Chapitô (1999/02). Da formação em dança destaca ex.e.r.ce 05 no CCN de Montpellier, o curso básico de Análise do Movimento, pelo IAM (2004), o Curso de Dança Contemporânea e Pesquisa de Movimento na SNDO de Amesterdão (2003), o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica no Fórum-Dança (2002) e a formação contínua no C.E.M. Desenvolveu composição vocal com Francisco D’Orey, Catherine Rey e Meredith Monk.

João Calixto (1978, Lisboa)
Desenvolve o seu trabalho em torno das questões do teatro e da matéria.
Frequenta o Mestrado em Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Curso de Desenho no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação em 1999.
Dirigiu as criações  A Debandada (2011) e As Pequenas Cerimónias (2007).
Desenvolve trabalho como cenógrafo com diversos projectos nacionais. Destaca a colaboração com os criadores Clara Andermatt, Maria João Luís, Caroline Bergeron e Pedro Santiago Cal. Membro fundador da Circolando, na qual foi responsável pela direcção plástica e intérprete, entre 1999 e 2005.
Lecciona, desde 2006, cenografia e artes de cena na EPAOE, ESTAL, ESTC, entre outros.

Sem comentários: