FIMFA Lx12 | Destaques

No Museu da Marioneta decorrerá a abertura do festival com um programa dedicado aos 350 anos do “Punch & Judy” em que a tradição e modernidade se vão tocar. Dois grandes mestres da arte marioneta revelam o poder de Mr. Punch.
O grande Professor Rod Burnett apresenta o tradicional “Punch & Judy” inglês. Considerado um dos seus maiores marionetistas, irá deslumbrar-nos com a sua habilidade na manipulação e utilização da palheta (“Swazzle”), a fonte da voz de Mr. Punch e as suas carismáticas personagens.
Neville Tranter (Stuffed Puppet Theatre), um extraordinário criador e actor, considerado um nome fundamental do teatro de marionetas contemporâneo, apresenta a sua última criação no FIMFA, “Punch & Judy in Afghanistan”, que preserva o humor e o cinismo do tradicional “Punch & Judy” inglês, mas, simultaneamente, também o renova e actualiza. Após o êxito de “Vampyr”, que apresentou no Teatro Nacional D. Maria II, no âmbito do FIMFA Lx9, esta é mais uma oportunidade de ver o seu trabalho. A interacção entre o actor e a marioneta é absolutamente incrível, ao ponto de parecer impossível distinguir quem manipula quem.
Yael Rasooly, uma jovem actriz e cantora, com um universo criativo muito singular, apresenta um espectáculo inesquecível com objectos e recortes de papel. Galardoado com vários prémios, inspirado no cinema americano e nas estrelas de Hollywood dos anos 40. Numa história que se desenvolve entre fantasia e realidade, o seu conto de fadas romântico transforma-se num pesadelo Hitchcockiano!
Costanza Givone, finalista do Premio Scenario 2011 (Itália), estreia “Salomé perdeu a Luz”, uma performance com dança e objectos, a partir do mito de Salomé.
O Teatro de Ferro apresenta uma noite com duas peças curtas, com duas interpretações a solo de Carla Veloso e Igor Gandra, mas em que a mesma marioneta é protagonista de duas abordagens diferentes.
A presença do pintor e marionetista Joan Baixas é outros dos grandes momentos do FIMFA. Memoráveis foram os seus espectáculos com vários pintores, como Joan Miró. Em Lisboa estará sozinho em palco, com pincéis, uma tela e projecções, onde apresentará uma nova versão do seu espectáculo “La Música Pintada”.

No Teatro Maria Matos e no campo do teatro de objectos, contaremos com a presença dos belgas Mireille & Mathieu, conhecidos como os ‘punks das marionetas”, os seus espectáculos são uma verdadeira experiência visual e radical, com um humor excessivo que revela a humanidade actual, com todas as suas virtudes e defeitos. Hilariante!
Jean-Pierre Larroche - Les Ateliers du Spectacle apresenta a sua última criação, um espectáculo para marionetas de luva, humanos e outras formas animadas, sob o tema da dança da morte. Vamos rir e pensar com todos os suicídios e assassínios de marionetas que tantas vezes gozam com o mundo e divertem quem está vivo. No seu projecto artístico, Jean-Pierre Larroche e Les Ateliers du Spectacle, têm trabalhado sobre um teatro visual que utiliza os objectos, os desenhos e as palavras como se fossem actores no palco… Imperdível.

No Teatro São Luiz, um novo espaço de apresentação do FIMFA, é absolutamente a não perder o Théâtre du Rugissant com marionetas e uma manipulação impressionantes, música ao vivo e uma cenografia genial, que vai deslumbrar o público. Um trabalho notável sobre o racismo…!
Outro dos grandes destaques vai ser a presença de Mischa Twitchin e Penny Francis. Dois projectos experimentais sobre Samuel Beckett, dirigidos por Mischa e, num deles, a inédita participação de Penny Francis, grande historiadora e investigadora inglesa, reconhecida mundialmente, estreia no FIMFA.
A marionetista e cantora Yael Rasooly vai ainda encantar todos com a sua voz numa noite especial no Jardim de Inverno. O seu concerto, "The Gramophone Show", consiste numa viagem pelo jazz e por músicas inesquecíveis dos anos vinte a quarenta do século passado.

No Teatro Nacional D Maria II a companhia Pèlmanec apresenta “Diagnóstico: Hamlet”, um trabalho inspirado em “Hamlet” de Shakespeare, onde é abordada a história de um jovem que nos lembra os japoneses hikikomori. O actor-manipulador Miquel Gallardo, fundador deste projecto, tem-se inspirado no trabalho de Neville Tranter. Este é o segundo espectáculo com esta designação, após o grande êxito que alcançou com “Don Juan. Memoria amarga de mi”. Miquel Gallardo foi também o encenador e um dos marionetistas de “El Avaro” de Molière, realizado apenas com torneiras que encantou o público na nona edição do FIMFA. Agora poderemos vê-lo, num trabalho a solo, com marionetas de tamanho humano.

No Centro Cultural de Belém apresentamos a companhia TamTam Objektentheater com o espectáculo “Esperto como um burro”. Um trabalho poético dedicado ao público mais jovem, que nos relata a história de um burro que procura instruções para a vida. Teatro de objectos e vídeo, onde são utilizados vinte e seis metros de desenhos do escritor, poeta e pintor Wim Hofmann e que teve a colaboração de Terry Lee, da mítica companhia Green Ginger.

No CAMa - Centro de Artes da Marioneta podemos ver, como habitualmente, projectos experimentais de pequenas formas. Salientando-se um conjunto de estreias de artistas portugueses.
O alemão Bruno Pilz apresenta um menu audiovisual e multimédia de 5 minutos servido unicamente para duas pessoas, que irão viver uma experiência inédita… perturbador e envolvente, com um efeito especial que nos deixará atónitos…
Noites de pequenas formas com estreias de projectos portugueses: André Murraças apresenta “Teatro Noir”, um teatro de papel sobre teatro e cinema; Joaquim René desenvolve um pequeno espectáculo, íntimo, para duas pessoas de cada vez, “Divas’ Haiku”; Ana Gabriel apresenta “Imago” sobre o poder da imagem na nossa sociedade e Luís Hipólito aborda a carismática Carmen Miranda em “Rio, rio, rio…”.

Na Galeria Boavista a Tarumba apresenta “Mironescópio: A Máquina do Amor”, um espectáculo intimista só para dez pessoas, em torno do erotismo.
Márcia Lança e João Calixto estreiam “Mecânica 1 - maquete”, a sua nova produção, que faz parte de um novo ciclo de investigação e criação a partir do estudo da construção mecânica.
A realçar as estreias de dois documentários, com a presença dos seus realizadores, Pedro Solla e Pedro Nares, respectivamente.
"Morreu o demo, acabou-se a peseta", um documentário sobre a tradição europeia das marionetas de luva a partir da figura de Barriga Verde, uma personagem do teatro de marionetas de luva criada no século passado por José Silvent Martínez (1890-1970), o qual terá aprendido os segredos desta arte no Porto, por volta de 1905, com um marionetista português e os populares Robertos... A equipa visitou ainda e entrevistou vários marionetistas europeus, alguns dos quais estarão presentes no FIMFA Lx12, como Rod Burnett ou a investigadora Penny Francis. Destaque para as imagens com João Paulo Seara Cardoso e as entrevistas realizadas com Isabel Barros e Sara Henriques do Teatro de Marionetas do Porto, durante os ensaios do Teatro Dom Roberto, que estreia a sua nova versão no FIMFA.
Pepe Otal, el viaje infinito”, um documentário que consiste numa viagem por parte da vida e obra de Pepe Otal, uma figura mítica e controversa, considerado um dos marionetistas espanhóis mais importantes, que desenvolveu toda a sua carreira artística e pedagógica em Barcelona.

No Jardim da Estrela o nosso Dom Roberto, primo de Mr. Punch, será apresentado pelo Teatro de Marionetas do Porto, mas com um sabor muito especial, no papel do habitual bonecreiro, neste caso do saudoso João Paulo Seara Cardoso, estará uma mulher, Sara Henriques, mais uma estreia no âmbito do FIMFA.

Realce ainda para um conjunto de actividades complementares, como o “Encontro com os Criadores” nos vários lugares de apresentação do Festival, uma exposição de marionetas de espectáculos da Tarumba e a quinzena temática de livros “Teatro, Marionetas, e Formas Animadas” na Livraria do Teatro Nacional D. Maria II.

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