Rod Burnett3 FIMFA Lx12
Rod Burnett Reino Unido 
Punch and Judy

MUSEU DA MARIONETA - Claustro 
4 de Maio às 21h (Sexta) | 5 de Maio às 16h (Sábado)


Actor-manipulador: Rod Burnett Técnica: Marionetas de luva Idioma: Inglês e espanhol Duração: Aprox. 40 min. Público-alvo: M/6

Senhoras e Senhores, perante vós o verdadeiro, inimitável e fantástico Mr. Punch!

No ano em que se comemoram os seus 350 anos, é para o FIMFA uma verdadeira honra apresentar o mais genuíno representante do teatro tradicional e popular de marionetas de luva “Punch & Judy”, pelo grande Professor Rod Burnett, considerado um dos seus grandes mestres!

Mr. Punch tem um nariz gigante e muito vermelho, as suas bochechas e o queixo também são muito vermelhas. Tem uma corcunda grotesca e deformada, pernas, pés e uma moca… a qual usa sem parar e sem medos, mas sempre com muito humor negro…

O herói inglês faz parte da grande família europeia, ou seja, os seus primos são o nosso Dom Roberto, o Pulcinella italiano, Aragosi no Egipto, Don Cristóbal em Espanha, Petrushka na Rússia, Kasper na Alemanha e Mobarak no Irão. A sua voz é realizada, à semelhança dos Robertos, com a palheta ou swazzle, que é colocada na boca e permite ao marionetista o seu linguajar tão característico.

Esta personagem brutal, vingativa e traiçoeira, com o seu sorriso irónico e gozão encarna o desejo de liberdade absoluta, sem mais limites do que a sua soberana vontade. Mr. Punch vive com a sua mulher, Judy, num teatro chamado ‘The Punch and Judy Theatre’. Nada nem ninguém o detém e quem o tenta fazer, como o próprio diabo que o quer levar para o inferno, por cauda do seu comportamento transgressor e violento, enfrenta a sua própria moca! E Judy? E o filho de ambos que acaba transformado em salsichas? Mas outras personagens fazem parte, como um Polícia, a Morte, um crocodilo… Como diria Mr. Punch: “That’s the way to do it!”.

O registo mais antigo e oficialmente aceite que assinala a sua presença em Inglaterra data do século XVII, e foi relatada por Samuel Pepys, após uma visita a Convent Garden, a 9 de Maio de 1662, onde viu um marionetista italiano de Bolonha, Pietro Gimonde, durante as festividades do casamento do Rei Carlos II de Inglaterra. A origem mergulha nas tradições da Commedia Del Arte e a sua filiação com Pulcinella é clara e a anglicização do seu nome para Punch, não se terá feito esperar.

“Punch & Judy” é um espectáculo anárquico e, sobretudo, muito divertido, cheio de crueldade cómica e sarcasmo. Uma paródia às nossas próprias condições e fraquezas que consegue arrancar do mais fundo do nosso ser um sorriso, mas sempre irreverente, chocante e absolutamente hilariante!

“As marionetas são o meu meio… É a minha viagem pessoal, e uma das razões da minha existência. Eu adoro-as.” - Rod Burnett
Rod Burnett1 FIMFA Lx12 Rod Burnett2 FIMFA Lx12

BIO
Rod Burnett é, antes de mais, um magnifico marionetista, tanto na manipulação como na utilização da palheta. Como artista e como intérprete, o seu prestigio deve-se à habilidade e versatilidade nas diversas fórmulas de interpretação, sejam elas tradicionais ou modernas.
É formado em escultura e escultor reconhecido, foi professor no Exeter Art College.
Rod Burnett Já faz o “Punch and Judy” desde 1977. O seu interesse pelo teatro de marionetas começou por volta desta época, constrói as suas marionetas e inicia a sua interpretação deste espectáculo. Inicialmente Burnett dedicava-se à construção de grandes esculturas mecânicas, onde pequenas figuras de forma humana interpretavam algumas cenas simples, movidas por máquinas muito complexas. Burnett teve a ideia de substituir a complicada maquinaria por si próprio. Por coincidência, o seu senhorio era Vernon Rose, um conhecido intérprete de “Punch & Judy” que lhe ensinou os rudimentos deste espectáculo. Inicialmente era apenas um exercício para explorar a tradição das marionetas no Reino Unido, mas como acontece com todos os marionetistas do Punch, ficou absorvido pelo espectáculo, história, performance, teatralidade e o fascínio mágico que provocava no público.
Rod Burnett resolve dedicar-se exclusivamente ao teatro de marionetas e forma a sua companhia Storybox Theatre em 1987. Tanya Landman juntou-se à companhia em 1992 e durante vários anos actuaram juntos em escolas, com a Storybox Theatre, e em festivais europeus, com Tantalu, uma companhia criada para apresentar espectáculos para o público adulto.
O nascimento de duas crianças fez com que Rod voltasse aos espectáculos a solo. Tanya continua a administrar a companhia e também começou a escrever, sendo actualmente uma conhecida escritora e ilustradora de livros infantis.
Os espectáculos de Rod Burnett têm sido apresentados por todo o Reino Unido, nas ruas, escolas e teatros, para além da sua presença habitual em inúmeros festivais internacionais.

VIDEO




Punch et Judy en stage à l'institut de marionnettes de Charleville

Sem comentários: